Social Icons

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Insomnium - Discografia

Mais uma banda com aquele selo Metal Finlândia de qualidade! Insomnium, originária da cidade de Joensuu, fundada por em 1997 por Niilo Sevänen (vocal e baixo), Ville Friman (guitarra e backing vocals), Tapani Pesonen (guitarra) e Markus Hirvonen (bateria).
Desde o início, o Insomnium trabalhou um som voltado para o Melodic Death Metal, mas agregando influências e outros estilos como o Folk e o Doom Metal.
Em 1998, Tapani Pesonen deixou o conjunto, dando lugar para Timo Partanen. Já no ano seguinte, lançam sua primeira demo e em 2000 vem outra, com a banda buscando espaço no intuito de poder se destacar e gravar o primeiro disco.
Como o conjunto vinha de um país em que talentos na música pesada brotam a cada dia, não é de espantar não ser fácil ficar em evidência.
Após o obter um contrato com a Candlelight Records, o conjunto partiu para a gravação de seu debut, que sairia em 2002, já com Ville Vänni na vaga de Timo Partanen.
In The Halls Of Awaiting, primeiro trabalho de estúdio do conjunto, tem influências de nomes como Norther e Kalmah e apesar de não ser um primor de produção, foi uma ótima surpresa, tratando-se de uma banda iniciante.
As belas melodias aliadas ao vocal agressivo, gutural e a uma atmosfera densa, típica do Doom, fazem de In The Halls Of Awaiting um grande álbum e serve muito bem para ilustrar o que é o som o Insomnium.
Em 2004, lançam seu segundo disco: Since The Day It All Came Down, ainda mais melancólico e com mais melodias que o primeiro, o que fez com a banda fosse comparada com o Opeth, principalmente pelas várias passagens acústicas. É claro que tal comparação não pode ser aceita como algo negativo, mas é verdade que o som do Insomnium tem suas diferenças, o que seria ainda mais acentuado futuramente.
Com Above The Weeping World, de 2006, o Insomnium demonstrou que não se tratava de um conjunto comum ou uma cópia de outras bandas. O disco mostra uma banda de Melodic Death Metal com muita classe, combinando perfeitamente belas melodias com momentos agressivos. Comparações sempre vão existir, sendo que a banda se aproxima do In Flames antigo ou até mesmo do Amorphis, mas o tom dramático e as pegadas de Doom fazem um grande diferencial.
Em nível de composição e execução, o disco é melhor da carreira do conjunto, sendo que há faixas simples e diretas como Mortal Share e The Killjoy e temas mais longos e épicos como Last Statement e In The Groves Of Death.
Se Above The Weeping World era o grande trabalho do conjunto, o mesmo passou a dividir as atenções com Across The Dark, de 2009, álbum que desde o título e da capa, demonstra uma banda mergulhada em temas melancólicos e obscuros. Nesse disco, há mais destaque para as melodias que no álbum anterior, mas é tudo muito bem colocado, sendo que com esse trabalho, é possível dizer que o conjunto acertou a mão e definiu aquela que seria sua sonoridade.
Os destaques do álbum vão para Down With The Sun e Into The Woods, duas das melhores composições da carreira do conjunto. Vale lembrar que tanto os vocais guturais, quanto as partes mais limpas, estão mais refinados e precisos, demonstrando o amadurecimento dos músicos.
Em 2011, veio outro disco excelente: One For Sorrow, que manteve a mesma pegada dos dois lançamentos anteriores, a trouxe novos clássicos do Metal moderno, como Through The Shadows, Every Hour Wounds, Unsung e a faixa-título.
Nesse trabalho, tiveram o suporte da Century Media, o que trouxe ainda mais visibilidade e reconhecimento para o quarteto.
Após One For Sorrow, considerar o Insomnium dos melhores conjuntos da Finlândia era pouco, os caras merecem o status de uma das melhores bandas do mundo, principalmente quando o assunto é o Melodic Death Metal.
Ainda em 2011, Markus Vanhala entrou para o conjunto no lugar de Ville Vänni.
Em 2013, o conjunto lançou o compacto Ephemeral, que já deu grandes mostras de que estavam preparando outro grande disco, o que acabou se confirmando em 2014, com Shadows Of The Dying Sun. Graças ao suporte da Century Media, o álbum teve grande divulgação, em especial devido ao vídeo da faixa While We Sleep, uma das grandes faixas do disco, ao lado da faixa-título e de Ephemeral.
Com a grande repercussão, alguns desavisados criticaram o conjunto, por considerarem o Insomnium como um Pop Melodic Death Metal, algo injusto, pois embora faça grandes melodias e suas faixas sejam mais acessíveis, não há nada de Pop aqui.
Conforme disse no início do texto, banda com selo Metal Finlândia de qualidade.


 Demo - 1999

01 - Dying Chant
02 - Vicious Circle Complete
03 - Unmourned
04 - Numen Divinum

 Underneath The Moonlit Waves (Demo) - 2000

01 - Ill Starred Son
02 - Journey Unknown
03 - Black Water
04 - The Bitter End

 In The Halls Of Awaiting - 2002

01 - Ill Starred Son
02 - Song Of The Storm
03 - Medeia
04 - Dying Chant
05 - The Elder
06 - Black Water
07 - Shades Of Deep Green
08 - The Bitter End
09 - Journey Unknown
10 - In The Halls Of Awaiting


 Since The Day It All Came Down - 2004

01 - Nocturne
02 - The Day It All Came Down
03 - Daughter Of The Moon
04 - The Moment Of Reckoning
05 - Bereavement
06 - Under The Plaintive Sky
07 - Resonance
08 - Death Walked The Earth
09 - Disengagement
10 - Closing Words
11 - Song Of The Forlorn Son

Download

 Above The Weeping World - 2006

01 - The Gale
02 - Mortal Share
03 - Drawn To Black
04 - Change Of Heart
05 - At The Gates Of Sleep
06 - The Killjoy
07 - Last Statement
08 - Devoid Of Caring
09 - In The Groves Of Death


 Where The Last Wave Broke (Single) - 2009

01 - Where The Last Wave Broke
02 - Into The Evernight
03 - The New Beginning


 Across The Dark - 2009

01 - Equivalence
02 - Down With The Sun
03 - Where The Last Wave Broke
04 - The Harrowing Years
05 - Against The Stream
06 - The Lay Of Autumn
07 - Into The Woods
08 - Weighted Down With Sorrow

Download

 Weather The Storm - Featuring Mikael Stanne From Dark Tranquility (Single) - 2011

01 - Weather The Storm
02 - Beyond The Horizon

Download

 One For Sorrow - 2011

01 - Inertia
02 - Through The Shadows
03 - Song Of The Blackest Bird
04 - Only One Who Waits
05 - Unsung
06 - Every Hour Wounds
07 - Decoherence
08 - Lay The Ghost To Rest
09 - Regain The Fire
10 - One For Sorrow
11 - Weather The Storm

 Ephemeral (EP) - 2013

01 - Ephemeral
02 - The Emergence
03 - The Swarm
04 - The Descent


 Shadows Of The Dying Sun - 2014

01 - The Primeval Dark
02 - While We Sleep
03 - Revelation
04 - Black Heart Rebellion
05 - Lose To Night
06 - Collapsing Words
07 - The River
08 - Ephemeral
09 - The Promethean Song
10 - Shadows Of The Dying Sun

Download (Zippyshare)
Download (UlozTo)



Um comentário: