Social Icons

sábado, 8 de março de 2014

Abiosi - Discografia

O ser humano faz uso de diversas formas diferentes de se expressar ao mundo, de expôr seus pensamentos, suas posições, suas emoções... Dentre tantas manifestações distintas encontram-se a literatura, a pintura, a dança, o teatro. Mas dificilmente alguma é mais poderosa e mais influenciadora do que a música. Em todos os seus ramos, independente do nível do significado, bandas e artistas sempre tentam expressar algo, passar alguma mensagem, e efetivamente conseguem, boas ou ruins. O fato do cérebro guardar informações com maior facilidade quando ao cantar faz da música uma verdadeira formadora de opinião, e por vezes, molda quem nos somos, ou até mesmo definem. Trazendo o assunto mais especificamente para o nosso mundo underground, os inúmeros gêneros e sub-gêneros que apreciamos também agem dessa forma, e é bem comum ouvirmos canções com letras de cunho crítico à política, à humanidade, à ideologias.
Com tantas vertentes, algumas são mais famosas que outras, e também definem, no mínimo, o estilo de seus apreciadores. Essa diferenciação nos faz ter preferências, mas ao mesmo tempo, algumas vezes leva ao preconceito por parte dos de pensamentos mais restritos sobre o assunto. Alguns estilos são muito aclamados, e outros, nem tanto. O fato é que isso não vale a pena, pois todos são Metal, e se tiver qualidade, há de ser apreciado, mesmo que como preferência alternativa.
Normalmente, quando pensamos na periferia das cidades, o fundo musical que toca em nossa cabeça é o Rap, o Hip Hop, e dependendo, até Funk. Só que nem sempre é assim. Prova disso é o Abiosi, uma banda que é capaz de, com extrema perspicácia, trazer o clima da cultura periférica ao som agressivo e pesado. Portanto, fazem uma sonzeira foda sem perder suas raízes.
Situada no pouco difundido gênero Thrashcore, o grupo surgiu em abril de 2001 na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, por iniciativa do vocalista e baixista Thiago Orlando e do guitarrista Celso Patrocínio, amigos de infância que desejavam iniciar uma banda de Rock que retratasse suas próprias visões sobre as ruas e protestasse contra políticos corruptos, desigualdade social e racial, e, a seu próprio modo, transmitir mensagens de paz, tudo em português, de brasileiro para brasileiro. O nome "Abiosi" foi então escolhido, pois a palavra "abiose" significa "ausência de vida". Essa inspiração foi extraída na falta de amor que algumas pessoas têm pela vida, matando por motivos ocos.
Completando a formação com mais um vocalista, Carlos Alexandre, e com o baterista Diego Duarte, os caras entraram em estúdio em 2002 e gravaram seu primeiro registro: a demo "Carnificina...". A qualidade da gravação é rústica, característica da maioria das demos independentes. Contudo, demonstra com clareza sua proposta suburbana, revelando claras influências de bandas como BiohazardSepultura e Ratos de Porão. Sonoridade pesada, bem distorcida, abrasileirada, e duetos de vocalistas cheios de ira, onde Carlos Alexandre executa um com rasgado mais fechado, e Thiago Orlando trás um rasgado mais aberto.
Após o lançamento, o baterista Diego Duarte saiu, provocando a única alteração no line-up desde então. Sua vaga foi preenchida por Carlos Augusto, que desfrutou dos maduros frutos gerados pela demo, que premiaram a banda com uma grande carga de shows em diversos festivais, deixando não muito tempo para a composição de novas músicas.
Dificuldades enfrentaram por muito tempo posteriormente, mesmo que não tenham parado de fazer shows. Como toda banda iniciante e não apoiada pela mídia, batalharam para ter condições de seguir em frente, nunca desistindo.
Em meio às intempéries, mas com determinação e com acesso a equipamentos melhores e produção superior, todo o esforço foi recompensado apenas 10 anos mais tarde, em 2012, quando lançaram o EP "Quando Rezar Não Adiantar Mais", e consequentemente, conquistando um contrato com a Metal Media Management. O EP é de fato potente e atrativo, e é facilmente compreensível por que chamou a atenção dos olhos do selo; a sonoridade é ainda mais pesada e pegada, e se parecem um pouco mais com eles mesmos ao invés de suas influências. Resquícios de Metalcore também podem ser notados instrumentalmente, o que oferece ainda mais velocidade e uma bateria com recursos extras. Destaque para os dois vocalistas, que interpretam as canções de forma ainda mais entregue e vívida, fazendo com que suas letras (que por vezes utilizam palavras de baixo calão) ganhem uma conotação de desabafo.
Atualmente, os caras estão se ocupando na elaboração do videoclipe da faixa "Respeito", e estão em fase final de composição do álbum debut, que provavelmente será terá oito músicas. Em breve, estarão entrando em estúdio, e a expectativa é de lançamento no segundo semestre de 2014!
O Thrashcore é um estilo meio isolado por aqueles que curtem as vertentes mais famosas, é bem verdade. Mas isso não quer dizer que não existam bandas que valham a pena no ramo, e sem sombra de dúvidas, o Abiosi merece a atenção de todos. Som de primeira, pra ouvir sem preconceito (caso você tenha), apesar de que a única brecha pra preconceito é ter uma aura marginal, pois se for pra julgar pelo som, não fica devendo nada. O que ele deixa é expectativa para o primeiro full-lenght, que virá logo, logo!
Contemplem esse excelente som, e não deixem de curtir a página dos rapazes no Facebook e, se possível, dar apoio à banda. Deixo abaixo todos os links de acesso ao som e à imprensa, caso algum de vocês queira se aprofundar, ou seja promotor de eventos e deseja contar com eles em sua cidade:

|    Facebook Page    |    MySpace    |    Assessoria    |    Twitter    |
|    ReverbNation    |    Canal Youtube    |    TNB    |    Bandas de Garagem    |

SHOWS & IMPRENSA:

E-mail: abiosicontatos@hotmail.com


 Carnificina... (Demo) (2002)

01 - Ameaça Fardada
02 - Periferia
03 - Brasil Colônia, Zumbi
04 - Rebelião
05 - Querem Te Fuder
06 - Porra de Vida
07 - Guerra Santa
08 - Louco, Chapado, Pirado, Entorpecido
09 - Candidatos A Corrupção
10 - Carnificina


 Quando Rezar Não Adiantar Mais (EP) (2012)

01 - Acorda Playboy
02 - Respeito
03 - Ódio e Indignação


Um comentário:

  1. Ever wanted to get free Facebook Followers?
    Did you know that you can get them ON AUTO-PILOT & TOTALLY FOR FREE by using Like 4 Like?

    ResponderExcluir