Social Icons

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Evanescence - Discografia

Evanescence... tá aqui uma banda que vai causar revolta em muita gente por estar no blog. Alguns podem até detestar a banda, mas sua relevância para a cena, em especial pelo sucesso que alcançou na primeira metade dos anos 2000, não pode ser desconsiderada, pois serviu como porta de entrada para que vários ouvintes passassem a conhecer outras vertentes e de uma forma ou de outra, ajudou a popularizar ainda mais a música pesada, ainda que sem ser um grande exemplo do estilo.
A origem da banda remonta ao ano de 1994, quando Amy Lee (vocais, piano, teclado, harpa) e Ben Moody (guitarra), se conheceram em um acampamento de uma igreja para jovens em Little Rock, Estados Unidos.
Em razão de terem os mesmos gostos musicais, a dupla formou a banda, bastante influenciados por conjuntos como Type O' Negative, Living Sacrifice e Portishead.
A sonoridade da banda tinha influências de Death e Symphonic Metal, misturando Metal, arranjos eletrônicos e elementos góticos.
Em 1998, a dupla grava seu primeiro trabalho, o EP homônimo e faz o lançamento do mesmo em sua primeira apresentação ao vivo e teve ótima aceitação.
No ano seguinte, o baterista David Hodges juntou-se a banda, auxiliando Amy Lee e Bee Moody no processo de composição de novas faixas. Depois da gravação do demo álbum Origin, David deixou as baquetas para aderir ao piano e ao teclado.
Logo em seguida a banda se completou com Rocky Gray (bateria), John LeCompt (guitarra) e William Boyd (baixo).
A banda partiu então para a gravação do seu primeiro álbum, Fallen, que sai em 2003. No disco, o Evanescence contou com o auxílio de Josh Freeze na bateria (ex-Guns N'Roses e atual A Perfect Circle) e Francesco Di Cosmo no baixo.
O álbum foi um sucesso mundial, tendo seus hits executados em rádios de todo o mundo, causando uma verdadeira histeria nos shows da banda. Sucessos como Going Under, Bring Me To Life e My Immortal, podem ser conferidos até os dias atuais, ressaltando a popularidade da banda na época.
Além de ser muito bem produzido, o álbum tem como destaque a performance vocal de Amy Lee, com um timbre diferente para o estilo, ela se saiu muito bem, dando uma personalidade própria ao som do conjunto, que flerta com maestria entre o Pop, o Rock e o Metal.
O álbum apresenta um som bastante original, em razão dos elementos citados acima, embora sua base seja o New Metal.
Em uma década relativamente pobre para a música pesada, não há como deixar de ressaltar que Fallen foi um dos melhores álbuns lançados na sua época.
Surpreendentemente, Ben Moody deixa a banda no final de 2003, sendo substituído por Terry Balsalmo.
Em 2004, a banda o também excelente disco ao vivo Anywhere But Home, gravado em Paris e que serviu como uma afirmação para o conjunto, em especial para que sanassem as dúvidas acerca do verdadeiro potencial de sua vocalista.
Em razão do sucesso do primeiro disco e da saída de Ben Moody, criou-se uma enorme expectativa para o segundo álbum, pois muitos duvidavam que a banda conseguisse manter-se no mesmo patamar.
Já falei outras vezes aqui sobre o quanto um ótimo primeiro disco pode significar na carreira de uma banda, em especial por geralmente não conseguir repetir o êxito, em seus trabalhos seguintes.
No caso do Evanescence duas constatações podem ser feitas: a banda não se importou em criar hits populares na linha de Fallen e o segundo disco não tem a mesma qualidade do primeiro.
Sem dúvidas, The Open Door, de 2006, é um álbum mais experimental que Fallen, sendo clara a intenção de fazer algo que os agradasse, sem se importar com as reações dos fãs.
O disco tem ótimos momentos como Weight Of The World, Lithium e Snow White Queen, mas deixa a desejar por não apresentar nada muito inovador, sendo em grande parte um álbum morno. O disco marcou a entrada do baixista Tim McCord.
Após o lançamento de The Open Door, a banda entrou em período de incertezas, com as saídas de vários integrantes e a demora na lançamento de um novo álbum.
Contando com as entradas de Troy McLawhorn (guitarra) e Will Hunt (bateria), a banda quebrou o jejum e lançou o álbum homônimo em 2011.
O terceiro disco da carreira banda, apostando em faixas populares e pegajosas, como Made Of Stone, The Change e The Other Side, e outras mais diretas, como na excelente What You Want.
As baladas também estão presentes, com destaque para Lost In Paradise.
Por fim, há de ressaltar as ótimas My Heart Is Broken, End Of The Dream e Oceans, todas faixas com a cara da banda.
Para aqueles que apostavam que a banda havia perdido o foco e que iria se dissolver, o terceiro disco foi a prova do contrário, mostrando que o Evanescence continuava forte, ainda que muitos torçam o nariz para o conjunto.
Eu já gostei muito da banda, principalmente, na época de Fallen, hoje não curto tanto, mas é um som interessante para aqueles momentos em que você quer ouvir algo diferente.


 Evanescence (EP) - 1998

01 - Where Will You Go
02 - Solitude
03 - Imaginary
04 - Exodus
05 - So Close
06 - Understanding
07 - The End

Download

 Sound Asleep/Whisper (EP) - 1999

01 - Give Unto Me (Instrumental Version)
02 - Whisper (Sound Asleep Version)
03 - Understanding (Sound Asleep Version)
04 - Forgive Me
05 - Understanding (Ep Version)
06 - Ascension Of The Spirit

Download

 Origin (Demo Album) - 2000

01 - Origin
02 - Whisper
03 - Imaginary
04 - My Immortal
05 - Where Will You Go
06 - Field Of Innocence
07 - Even In Death
08 - Anywhere
09 - Lies
10 - Away From Me
11 - Eternal

 Mystary (EP) - 2003

01 - My Last Breath (Fallen Album Version)
02 - My Immortal (Mystary Version)
03 - Farther Away (Fallen B-Side-Outtake Version)
04 - Everybody's Fool (Fallen Album Version)
05 - Imaginary (Mystary Version)


 Fallen - 2003

01 - Going Under
02 - Bring Me To Life
03 - Everybody's Fool
04 - My Immortal
05 - Haunted
06 - Tourniquet
07 - Imaginary
08 - Taking Over Me
09 - Hello
10 - My Last Breath
11 - Whisper


 Anywhere But Home (Live) - 2004

01 - Haunted
02 - Going Under
03 - Taking Over Me
04 - Everybody's Fool
05 - Thoughtless
06 - My Last Breath
07 - Farther Away
08 - Breathe No More
09 - My Immortal
10 - Bring Me To Life
11 - Tourniquet
12 - Imaginary
13 - Whisper
14 - Missing (Studio Version)


 The Open Door - 2006

01 - Sweet Sacrifice
02 - Call Me When Youre Sober
03 - Weight Of The World
04 - Lithium
05 - Cloud Nine
06 - Snow White Queen
07 - Lacrymosa
08 - Like You
09 - Lose Control
10 - The Only One
11 - Your Star
12 - All That Im Living For
13 - Good Enough

Download

 Evanescence - 2011

01 - What You Want
02 - Made Of Stone
03 - The Change
04 - My Heart Is Broken
05 - The Other Side
06 - Erase This
07 - Lost In Paradise
08 - Sick
09 - End Of The Dream
10 - Oceans
11 - Never Go Back
12 - Swimming Home
13 - New Way To Bleed (Bonus Track)
14 - Say You Will (Bonus Track)
15 - Disappear (Bonus Track)
16 - Secret Door (Bonus Track)



2 comentários:

  1. Só não conseguir baixar o mystary EP - 2003

    ResponderExcluir
  2. Parabéns warriors of the metal graças a vcs consegui baixar todos da minha banda preferida

    ResponderExcluir